29/03/2011

Lille, uma cidade francesa

Lille (ou Rijsel na língua flamenga) é uma cidade no norte de França, com 226 815 habitantes. Situa-se perto da fronteira com a Bélgica e do Canal da Mancha. A região metropolitana conta com cerca de 1,2 milhões de habitantes. Se incluirmos as cidades belgas de Mouscron, Courtrai, Tournai e Menin, a região totaliza cerca de 1.940.000 habitantes.

História:

Capital da Flandres francesa, Lille foi fundada em 640 por Liderico. Durante a Primeira Guerra Mundial, a cidade foi ocupada pelos alemães, de Outubro de 1914 a Outubro de 1918. Depois da Segunda Guerra Mundial, foi reconstruída e reforçou-se como grande pólo industrial, sobretudo nos têxteis. Na década de 1990 a cidade modernizou-se (construção do Euralille, TGV Nord, etc.) e aproveitou a sua posição geográfica para tentar impor-se no comércio com a Grã-Bretanha e o Benelux.

Demografia:

Lille é a maior cidade da região Nord-Pas de Calais. Possui um tamanho médio comparada com outras cidades francesas, mas a sua região metropolitana faz dela uma das zonas mais populosas da França, que se estende até à Bélgica. A aglomeração em que Lille faz parte é a quarta maior aglomeração francesa por sua população, atrás de Paris, Lyon e Marselha respectivamente.

A cidade:

Lille é uma das cidades mais visadas para o turismo no Norte de França. Na cidade podemos encontrar vários monumentos interessantes:
  • Porta de Paris: monumento construído em homenagem ao rei Luís XIV de França.
  • Monumentos aos combatentes das duas guerras mundiais estão espalhados pela cidade; a cidade guarda uma má lembrança das guerras e algumas grandes batalhas tiveram lugar na cidade ou perto.
  • Gare Lille-Flandres: possui a fachada antiga da Estação do Norte em Paris, e no Natal fica bem enfeitada.
  • Citadelle: um grande parque que serviu como quartel general na época da guerra para os militares, possui uma grande área florestal e o Rio Vauban.
  • Parque Jean Lebas: um parque que se encontra ao centro da cidade.
  • Beffroi: um monumento que fica na Mairie de Lille, a prefeitura da cidade, possui 104 m, tem a forma do Big Ben em Londres, com um relógio em cima.
  • Palácio das Belas Artes (palais des beaux arts): um enorme palácio, que hoje serve como museu.
Lille possui duas grandes festas durante o ano:
  • A Braderie: quando os restaurantes jogam na calçada as cascas de mexilhão e o restaurante que fizer o maior monte ganha. Essa festa também envolve várias barraquinhas e é a mais esperada no ano pelos lillois, os habitantes de Lille.
  • O Natal em Lille conhecido com o mais bem decorado da França, com isso a cidade atrai bastantes turistas nessa parte do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário